Pronomi indiretti: o que ele substitui, como usá-lo e formá-lo?
Ciao carissimi miei!
Bem-vindos de volta. No nosso artigo de italiano hoje vamos falar um pouquinho de gramática italiana. Há alguns artigos atrás nós vimos os pronomes diretos, que são aqueles que no italiano substituem os complementos diretos (objeto direto no português). Agora, chegou o momento de conhecermos mais a respeito dos pronomes que substituem os complementos indiretos.
Sabemos que falar sobre este tema pode ser um assunto um tanto quanto complicado no italiano, não pela dificuldade de usá-los em si, mas por conta da vasta gama de pronomes que existem na nossa língua amada.
Caso você tenha caído de paraquedas neste artigo, vamos recapitular rapidamente o que é um pronome: é uma pequena partícula variável do discurso cujo objetivo é substituir um nome – pessoa, objeto, animal – que já foi referido anteriormente. Existem diversas categorias de pronomes tanto no português quanto no italiano. Temos os pronome soggetto, indiretto, interrogativo, relativo, dimostrativo… e não para por aí. Hoje em especial veremos sobre o pronome indiretto: o que substitui, uso e forma.
O pronome indiretto, assim como diretto, é um tipo de pronome pessoal, visto que ele irá fazer referência a alguma das pessoas do discurso. Ele substitui sobretudo os nomes introduzidos pela preposição “a” (complemento indiretto). Ao substituir o complemento indireto da frase ele passa a assumir sua função na frase.
Ex.:
Domani telefono a Franco => Domani gli telefono
Quanto à forma, o pronome indiretto possui duas, a atona (o debole) e a tonica (o forte) e se apresentam nas três pessoas do singular e nas três do plural. Vejamos a tabela:
ATONA | TONICA |
mi ti gli, le ci vi gli, loro | a me a te a lei, a lui a noi a voi a loro |
Em geral os pronomi indiretti vão ser colocados antes dos verbos. Uma forma fácil de identificar os complementos a serem substituídos é fazer as perguntas “a chi?” ou “a che cosa?”.
Ex.:
Maria ha pagato il biglietto del cinema a Marco => Maria ha pagato a chi?
Maria gli ha pagato il biglietto del cinema.
Poucos são os verbos que requerem só complemento indireto. A maioria vai vir acompanhada de complementos diretos e indiretos:
Anna scrive una lettera (direto) a Giulia (indireto) => Anna le scrive una lettera
Não existe diferença de significado entre os pronomes átonos e tônicos. A distinção se dá somente em relação à posição do pronome na frase. Enquanto os pronomes átonos são postos antes do verbo, os tônicos virão após – exceto quando tivermos verbos no infinitivo, no gerúndio ou no imperativo, aí até os pronomes fracos podem ser colocados depois. A forma mais difundida entre os italianos é a átona.
Ex.:
Ci interessa sapere tutto | Interessa a noi sapere tutto
Telefonami!
Devo dirgli di andare dal medico
O pronome indiretto LORO é menos utilizado do que o pronome GLI, mas serve para ajudar a eliminar a ambiguidade, visto que GLI também pode indicar tanto a terceira pessoa do singular quanto do plural. Diferentemente dos demais, LORO será colocado após o verbo. Por exemplo:
Lucio risponde ai suoi genitori (a loro) => Lucio gli risponde
Lucio risponde loro. (após o verbo)
Ah… vale lembrar também que, diferente dos pronomes diretos, os indiretos nunca usam apóstrofe.
Espero que este artigo tenha facilitado o entendimento de vocês em relação ao uso dos pronomes indiretos. Logo mais veremos outros pronomes que são indispensáveis no italiano e que te ajudarão a tornar a sua fala muito mais fluída e natural.
Para receber mais dicas de italiano, participe dos nossos grupos de Whatsapp e faça uma aula experimental!
Arrivederci!
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: como usar pronomes em italiano, dicas de italiano, pronomes diretos no italiano, pronomes indiretos no italiano, pronomes no italiano, pronomi diretti, pronomi indiretti,