#AVIDALAFORA: Uruguai – Vale a pena imigrar?
Uruguai
O Uruguai está aqui do nosso ladinho, mas muitas pessoas pensam no país na hora de imigrar. Mas será que vale a pena ir para o Uruguai? Vamos ver um pouco sobre essa mudança de ares. 
Características Gerais
O Uruguai é um país da América do Sul com cerca de 3,5 milhões de habitantes e que faz fronteira com o Rio Grande do Sul. A moeda oficial do país é o peso uruguaio, sua capital fica em Montevidéu e tem o espanhol como língua nacional.
Como morar no Uruguai?
Por ser um país da América do Sul, o processo para garantir a moradia para brasileiros costuma ser mais fácil e pode ser feito antes mesmo de conseguir um emprego estável por lá. Só solicitar sua Residência Permanente no país para o Ministério de Relaciones Exteriores. O processo costuma durar uns 30 dias em média e é bem rápido comparado a outros países, ainda que existam diversas etapas para que ele se conclua. Acesse o site do Ministério e saiba os documentos necessários para dar continuidade ao seu sonho de morar no Uruguai. Qualquer dúvida a mais, entre em contato com a Embaixada Uruguaia no Brasil.
Passadas as partes burocráticas, vamos aos pontos positivos e negativos de morar no Uruguai para que você tenha um norte na hora de tomar sua decisão sobre se mudar ou não.
Pontos Positivos
Estabilidade econômica
A questão econômica uruguaia não costuma ser um problema. Se colocarmos em comparação com o Real, a balança está muito favorável para nós brasileiros. De acordo com a última cotação, cada peso uruguaio equivale a R$0,11. O salário médio do país, de acordo com o site Quero Viajar Mais, é de 23.288.000 pesos uruguaios (cerca de 2,5 mil reais), e a média de gastos mensais é de entre 8.000 (cerca de 888 reais) e 14.000 pesos uruguaios (1,5 mil reais). A situação já parece melhor do que a do Brasil, né?
Algumas áreas de tecnologia crescentes
Comparado com muitos países, o índice de desemprego do Uruguai é menor e algumas áreas estão se desenvolvendo bastante: Então, se você é um profissional de T.I. ou de Engenharia, pense em arrumar suas malas para ir morar no Uruguai.
Pontos Negativos
Idioma
Como sabemos, o idioma do país é o espanhol e saiba que saber apenas o portuñol não vai ser o suficiente para você se encaixar de primeira. O mercado de trabalho uruguaio costuma beneficiar os nativos, então se você for morar lá, saiba que vai ser necessário aprender bastante sobre a língua. Nós do IK podemos te ajudar com as aulas de espanhol, entre em contato com a gente!
Custo alto de vida
Ainda que o valor do salário médio possa ser um atrativo, saiba que o custo de vida uruguaio não é exatamente baixo. Por ser um país pequeno, ele sobrevive muito a partir de produtos importados, que costumam ser mais caros. Outra dificuldade é pela falta de diversidade dos produtos, você não deve conseguir encontrar todos os produtos que têm acesso no Brasil.
Vale a pena imigrar?
O que você acha? Independente de sua decisão, é importante que você pesquise bastante sobre o país para onde quer se mudar e as condições para seu estilo de vida. Lembre-se que o Uruguai é um país bem progressista e bastante receptivo, o que também é um excelente ponto a favor da sua mudança. Conte para a gente nos comentários se você já pensou em se mudar para o Uruguai e se conhece alguém que já fez essa mudança! Até a próxima e não se esqueça de nos chamar para ter suas aulas de espanhol.
Mayra Bragança
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: a vida lá fora, américa do sul, Espanhol, uruguai,