header-logo.png Instituto Kailua
Aula de alemão: Plusquamperfekt

Aula de alemão: Plusquamperfekt

PQP! Vamos falar do Plusquamperfekt!

Sim, gente, em alemão também há o famigerado pretérito mais-que-perfeito, o nosso adorado e idolatrado Plusquamperfekt! Carinhosamente chamado de PQP.

Pra quem não sabe, o pretérito mais-que-perfeito é um tempo verbal empregado para fazer referência a uma ação incerta no passado ou fazer referência a um acontecimento no passado que aconteceu antes de outro,também no passado, ou seja, é o passado do passado.

A sua estrutura em alemão não é difícil, na verdade, é exatamente a mesma do Perfekt, só que o Plusquamperfekt conjuga o seu verbo auxiliar no Präteritum, a estrutura fica basicamente assim:

Instagram - Instituto Kailua
Instagram – Instituto Kailua

Präteritum von sein und haben + Partizip II

Obs: A mesma regra que decide se o verbo utilizado como auxiliar será haben ou sein, também é válida para o Plusquamperfekt.

Por motivos óbvios, o Plusquamperfekt não pode aparecer sem um contexto, é preciso saber a motivação para que esse tempo seja utilizado. Vamos a alguns exemplos:

Das Kind hatte die Sandburg schonfertig gebaut, alsesplötzlichregnete.(A criança terminara de construir o castelo de areia, quando, de repente, choveu.)

Als die Polizeiankam, war der Bandit schonweggefahren.(Quando a polícia chegou, já fugira o bandido.)

Como podem perceber, em todas essas frases, há ocorrências que antecedem outras sendo explicitadas. Essa é a função primordial do Plusquamperfekt. Um outro uso interessante é para justificar determinadas situações.

Ex.: Der Chef warsehrfröhlich. ErhatteeingutesGeschäftgemacht. (O chefe estava muito alegre, ele fizera um bom negócio.)

            É possível utilizar o Plusquamperfekt nas Nebensätze (orações subordinadas), com Modalverben (verbos modais) etc. Mas essa questão estrutural é basicamente a mesma do Perfekt, como já foi dito, a questão do Plusquamperfekt é o seu significado.

            Embora o Plusquamperfekt não seja tão utilizado em alemão, ele ainda aparece com muito mais frequência do que o pretérito mais-que-perfeito em português, por isso não devemos ignorá-lo.

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
Tags do artigo: alemão, aprender alemão, aula de alemão, Aula online, aula remota, instituto kailua, Plusquamperfekt, turma de alemão,

Sobre o autor:

Gabriel Nascimento

Gabriel Nascimento

Gabriel Nascimento é formado em Letras: Português – Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi bolsista do programa Hochschulwinterkurs fornecido pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) no ano de 2018 e atualmente cursa mestrado em Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica pelo PPGLC -UFRJ. Atua como professor de Língua Alemã desde meados de 2017, além de atuar academicamente com pesquisas ligadas à Idade Média desde 2016.

5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments