3 livros em francês para iniciantes: treine o idioma por meio da leitura!
Ler um livro inteiro em francês é um desafio, não é mesmo? Sobretudo quando estamos começando, parece muito difícil conseguir ler um livro todo em língua estrangeira. Porém, ler é uma das formas mais eficazes de ganhar vocabulário em francês e relembrar estruturas da língua, tudo enquanto você aproveita uma boa história!
É claro que o seu ritmo de leitura não será o mesmo. Sobretudo para os amantes de livros, que devoram tudo rápido, pode ser bem desafiador ter um ritmo mais lento. Mas lembre que é por uma boa causa: vale mais ler poucas páginas por dia e entender o que está acontecendo, do que ler tudo correndo e, ao final, não entender muita coisa, certo?
Mas por onde começar? Separei uma listinha com 3 livros em francês para iniciantes no idioma. Além disso, você vai ver algumas dicas para aproveitar ao máximo a sua leitura. Continue para conferir!
Instagram – Instituto Kailua
Como ler melhor em francês?
Uma dica de ouro: tente não buscar no dicionário cada palavra desconhecida. É possível entender muita coisa pelo contexto da cena, ou na relação com outras palavras próximas. Pense nas questões básicas de onde , por quê, quando, quem. Observe também o início da palavra: muitas vezes, você consegue deduzir por outra próxima que você conhece.
Por exemplo: malheureusement não fez muito sentido? Se você conhece mal, já dá pra imaginar que a palavra não faz referência a algo bom, certo? E se você conhece le malheur, dá pra dar uns saltos também. Malheureux? Meio caminho andado! Resumo da opera: mesmo que você não saiba a tradução exata em português, dá pra ter uma ideia ou sacar o sentimento do que a palavra quer dizer. Basta procurar o que de familiar ela traz com o conhecimento que você já tem.
Tente ver também as semelhanças com o português. Há uma lista de falsos amigos, claro, mas muita coisa de fato é o que parece. Étrangler te diz algo? E étoffer? (dica: muitas palavras que iniciam com é em francês começam es em português). No final do post você vê o significado 😉 Agora, vamos aos livros!
3 livros em francês pra você começar a ler hoje
Por aqui, temos literatura infantil, poesia e prêmio Nobel! Vê só.
Escrito por René Goscinny e ilustrado por Jean-Jacques Sempé, o livro é excelente para iniciantes em língua francesa! As histórias datam de 1959 e, no início, eram publicadas no jornal Sud-Ouest Dimanche. Fizeram tanto sucesso que foram transformadas em livro, com 5 volumes. É considerada uma das obras mais importantes da literatura infantojuvenil na França: é com Le Petit Nicolas que muitos franceses descobriram o prazer na leitura!
Ele conta o cotidiano de Nicolas, um jovem estudante, que não entende muito bem o mundo dos adultos e tem uma imaginação um tanto quanto fértil, garantindo boas risadas.
Nos volumes, acompanhamos suas férias escolas, as aventuras com amigos e família e as confusões na escola, tudo do ponto de vista do pequeno Nicolas. De vocabulário simples e do cotidiano, é excelente para praticar o seu francês desde o início dos estudos do idioma e mergulhar no mundo infantil.
Antes de começar a leitura, recomendo assistir à adaptação francesa para o cinema, lançada em 2009. Assim, você já conhece a história e consegue inferir muita coisa! Dá uma olhada no trailer!
Curte poesia? Então, saiba que Jacques Prévert pode ser uma boa pedida para você, mesmo que esteja começando agora no idioma! Isso porque os poemas deste poeta e roteirista francês do início do século XX têm como característica principal uma simplicidade na linguagem e jogos de palavras.
Com vocabulário e tempos verbais simples, ele fala de questões do cotidiano, de amor, e outros sentimentos. Mas não confunda simplicidade com superficialidade! O poeta (que preferia, na verdade, ser chamado de “artisan” ou “rêveur” – sonhador) era muito engajado politicamente, antimilitarista e defensor da liberdade de pensamento.
Sua coleção com 95 poemas, “Paroles”, lançada em 1946, fez um enorme sucesso, foi reeditada inúmeras vezes e contém alguns de seus poemas mais famosos, como Le cancre, Barbara e Chez la fleuriste. O mais legal é que os poemas são curtinhos, garantindo uma leitura rápida.
Camus é um autor argelino do início do século XX. Escritor, dramaturgo, jornalista, filósofo e romancista, recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1957 pela obra. Ela foi lançada em 1942 e traduzida para mais de 68 idiomas, sendo um dos livros mais conhecidos do autor, junto ao “A Peste”.
Baseia-se na filosofia do absurdo com relação ao homem e à vida em geral, que direciona alguns de seus escritos, perceptível desde as primeiras célebres frases que abrem a obra:
Aujourd’hui, maman est morte. Ou peut-être hier, je ne sais pas. J’ai reçu un télégramme de l’asile : « Mère décédée. Enterrement demain. Sentiments distingués. » Cela ne veut rien dire. C’était peut-être hier.
[Hoje mamãe morreu. Ou talvez ontem, não sei. Recebi um telegrama do asilo: “Mãe morta. Enterro amanhã. Sinceros sentimentos.” Isso não quer dizer nada. Talvez tenha sido ontem].
Conta a história do narrador-personagem, Monsieur Meursault, desde a descoberta da morte de sua mãe ao assassinato a tiros de “um árabe” (sem nome), que resulta num julgamento. O tom neutro e “frio” que você leu logo acima se mantém um todo o romance, numa sucessão de fatos e descrições dos acontecimentos — que garante um certo incômodo do começo ao fim. O livro é excelente para revisar o passé composé, os pronomes relativos e o famoso discours rapporté (discurso indireto), e o vocabulário é bem tranquilo.
Espero que essa lista de livros para iniciantes em francês tenha sido útil para você saber por onde começar. Ler é, de longe, uma das melhores formas de ganhar vocabulário e mergulhar na cultura da língua-alvo. Muita coisa em língua francesa é transparente e dá para entender pelo contexto. Então, arrisque-se desde o início!
Vale também procurar sites que disponibilizam audiolivros, que se tornaram cada vez mais populares, e acompanhar a leitura com o áudio. Você só tem a ganhar.
Se não quiser perder mais dicas relacionadas ao francês, siga o Instituto Kailua no Facebook e no Instagram!
* Étrangler = estrangular
* étoffer = estofar.
Outros exemplos do gênero: éponge = esponja; étrange = estranho
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: aprender francês, aula de francês, Aula online, aula remota, Francês, instituto kailua, turma de francês,