O Pronomi diretti – qual a sua forma e uso?
Ciao carissimi!
Bem-vindos de volta a mais um artigo de italiano. E hoje nós vamos falar um pouquinho de gramática italiana, mas especificamente sobre pronomes. Há quem diga que este tópico é o segundo pior, ficando apenas atrás das preposições. Vocês concordam? Podemos dizer que existem pronomes aos montes no italiano e que estão presentes em quase todas as frases, já que os italianos parecem amá-los. Mas, afinal, o que é um pronome? O que comem? Onde vivem? Como se relacionam (sto solo scherzando, raga)?
O pronome é uma pequena partícula variável do discurso cujo objetivo é substituir um nome – pessoa, objeto, animal – que já foi referido anteriormente. Existem diversas categorias de pronomes tanto no português quanto no italiano. Temos os pronome soggetto, indiretto, interrogativo, relativo, dimostrativo… e não para por aí. Hoje em especial veremos sobre o pronome diretto: o que substitui, uso e forma.
Podemos dizer que o pronome diretto é um tipo de pronome pessoal, visto que ele irá fazer referência a alguma das pessoas do discurso. Ele substitui sobretudo o complemento oggetto, que em português é conhecido como objeto direto. Ao substituir o complemento direto da frase ele passa a assumir sua função na frase.
Ex.:
Giulia compra la borsa => Giulia la compra
Quanto à forma, o pronome diretto possui duas, a atona (o debole) e a tonica (o forte) e se apresentam nas três pessoas do singular e nas três do plural. Vejamos a tabela:
ATONA | TONICA |
mi ti la, lo ci vi le, li | me te lei, lui noi voi loro |
Usaremos cada pronome de acordo com a pessoa expressa no objeto. Por exemplo: se o complemento direto é expresso na terceira pessoa do singular e está no masculino, eu devo utilizar o pronome LO; se, ao invés, o complemento estiver na primeira do plural, devo utilizar o pronome correspondente, ou seja, o CI.
Ex.:
Amo il libro de Calvino => Lo amo
Maria ha visto Marco e io al ristorante => Maria ci ha visti* al ristorante.
Sabemos que os verbos que requerem auxiliar avere no passato prossimo não têm o particípio variável. Porém, quando acompanhados de pronome diretto o particípio precisa fazer a concordância com o pronome:
Giulia ha comprato la borsa => Giulia l’ha comprata
Não existe diferença de significado entre os pronomes átonos e tônicos. A distinção se dá somente em relação à posição do pronome na frase. Enquanto os pronomes átonos são postos antes do verbo, os tônicos virão após – exceto quando tivermos verbos no infinitivo, no gerúndio ou no imperativo, e com o advérbio ecco, aí, até os pronomes fracos podem ser colocados depois. A forma mais difundida entre os italianos é a átona, mas quando queremos conferir um reforço ao que foi substituído é preferível usar a forma tônica.
Ex.:
Marco mi ha salutato | Marco ha salutato me
Eccoci qua!
Non posso pagarle, sono molto costose.
Sto guardandolo attentamente.
Uma maneira rápida e fácil de identificar qual o objeto da frase para, em seguida, saber qual pronome utilizar, basta fazer as perguntas “Chi?” ou “Che cosa?”.
Leggo il libro => Che cosa leggo? => il libro => Lo leggo.
O pronome diretto LO, em específico, além de substituir nomes no masculino singular, também pode ser utilizado para substituir uma frase inteira e toda a ideia expressa nela. Por exemplo:
Sai dov’era Paolo stamattina?
Non lo so. (substitui toda a frase anterior)
Espero que este artigo tenha facilitado o entendimento de vocês em relação ao uso dos pronomes diretos. Logo mais veremos outros pronomes que são indispensáveis no italiano e que te ajudarão a tornar a sua fala muito mais fluída e natural.
Ah, e para continuar recebendo dicas de italiano, participe dos nossos grupos de Whatsapp e faça uma aula experimental!
Arrivederci!
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: como usar os pronomes diretos no italiano, dicas de italiano, gramática italiana, instituto kailua, pronome diretto, pronomes italianos, pronomi diretti,