Do nascimento e da ascendência de Popa de Bayeux
Popa de Bayeux ou Popa de Senlis possui origem ainda obscura no que diz respeito às suas datas de nascimento e morte. Em pesquisas feitas em arquivos genealógicos, pode-se encontrar as seguintes datas: 870-910, 872-930 ou 880-912.
Estátua de Popa de Bayeux na Place Charles de Gaulle, Normandia.
Popa de Bayeux nasce na cidade de Bayeux, região da Normandia, Frância Ocidental. Sua ascendência paterna também não é muito clara, no entanto, certamente é prestigiosa. Existem duas teorias no que concerne a quem foram, de fato, os pais de Popa. A primeira delas, defendida por Dudon de Saint-Quentin (960-1026), diz que Popa seria filha de Bérenger. Todavia, não se sabe ao certo de qual Bérenger Popa teria sido filha, visto que os nomes de Bérenger II Marquês de Nêustria e Pepin III Bérenger de Senlis, Conde de Bayeux e de Valois, não são consenso entre os historiadores. Caso Popa tenha sido filha do último, ela teria tido como mãe Gerberge, Senhora de Rennes.
Independentemente da identidade do pai, de acordo com essa primeira hipótese, durante a tomada de Bayeux pelos vikings de Rollo, o andarilho, em 896, o Senhor de Bayeux é morto pelo próprio Rollo, que mais tarde toma Popa como “frilla1”.
Segundo o historiador Orderic Vital (1075-1142), o ano do sequestro de Popa pelos vikings teria sido, na verdade, 892.
A segunda hipótese, baseada nos Anais de Jumièges, indica que Popa é, na verdade, filha de Gui, Conde de Senlis, e de uma mulher desconhecida, provavelmente chamada Cunegunda (Cunégonde em francês) ou mesmo Adèle. Não há muitas informações além dessas apresentadas na segunda hipótese.
Da união com Rollo, o andarilho
Embora a ascendência de Popa de Bayeux seja obscura e com informações em desarmonia, os dados recolhidos sobre sua vida após seu “casamento more danico” com Rollo, o andarilho, são mais claros.
De sua relação com Rollo, jarl de Normandia2, nascem quatro filhos:
- Guillaume Ier Longue-épée de Normandia, duque de Normandia (907-942), casado com Sprotta de Senlis (890-935);
- Gèrloic de Normandia, ou Adèle de Normandia (910-962), casada com Guillaume III Tête d’Etoupe d’Aquitaine (915-963);
- Aliette de Normandia (908-930), casada com Guillaume Ier de Ponthieu (900-965);
- Rolland de Fouques (aprox. 915-?). Não há informações sobre o nome de sua esposa.
[1] Ou casamento “more danico” no latim. A expressão “more danico” ou “danesche manere”, na língua medieval normanda, refere-se ao modo poligínico de casamento adotado pelos vikings estabelecidos na Normandia.
[2] Rollo é considerado por alguns historiadores como o primeiro duque normando, fundador do ducado da Normandia, embora tal titularidade não seja oficial. Ele é considerado, no entanto, jarl da Normandia, o equivalente ao título de Conde.
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: ascendência, frança, Francês, história, instituto kailua, nascimento, normandia, popa de bayeux, vikings,