Como vencer a procrastinação na hora de estudar?
Você vai para o seu quarto, organiza a mesa e pensa “vou revisar o material da aula de hoje. “ Nesse momento, vem o pensamento: “Vou responder só uma mensagem no WhatsApp antes”. Uma mensagem puxa outra, que vira um Story no Instagram. Com a postagem, há resposta dos amigos e, consequentemente, outra interação em outra rede social. Quando você se dá conta, o plano inicial, que era revisar o material da aula, não foi cumprido.
Você se identificou com o contexto acima? É uma situação corriqueira na vida da grande maioria dos estudantes.
A procrastinação pode acontecer de diferentes maneiras na vida de um estudante. Quando você se programa para revisar o material da aula do dia ao chegar em casa e fica no telefone assistindo vídeos ou trocando mensagens com seus amigos, por exemplo, é um exemplo de procrastinação.
Outro exemplo é quando você dá preferência para fazer outras atividades que você não tinha programado, como arrumar o quarto ou organizar a estante de livros. Embora sejam ações positivas, o objetivo inicial era revisar o material da aula do dia.
Outra situação exemplificativa é quando você tem um trabalho importante para entregar com o prazo de um mês e deixa para começar na semana de entrega.
Todos os casos acima são de procrastinação. Logo, é quando você está ciente das suas responsabilidades a serem cumpridas, mas dá preferência a outras por preguiça ou distração.
- Como parar de procrastinar nos estudos?
Confira a seguir algumas dicas de como adiar a execução das suas tarefas.
1. Desative as notificações do celular
O aparelho telefônico é um dos maiores vilões nesse aspecto. Ao vibrar, ele tira totalmente a concentração. O computador também pode roubar a sua atenção nesse momento. Sendo assim, procure ir para um ambiente arejado e com boa iluminação para não favorecer o famoso cochilo.
2. Crie um cronograma de estudos
Embora criar um cronograma seja uma dica básica, essa atitude equivale a um compromisso com você mesmo. Esse planejamento deverá ser feito dentro da sua realidade, isso é, com prazos e conteúdos alcançáveis.
Popular Stories Right now
3. Prometa recompensas a si mesmo
Pense em coisas que sejam importantes pra você, como um novo jogo de videogame, um livro do seu escritor favorito ou a ida a um concerto no final de semana, por exemplo. Estabeleça alguns critérios e se dê tais presentes como recompensa.
4. Calcule seu tempo de estudos
Outra dica para evitar a procrastinação é estabelecer horários para estudar. Você pode colocar um cronômetro e calcular quanto tempo leva para estudar determinada disciplina, por exemplo. Isso te ajudará a identificar o tempo que você está estudando efetivamente e não procrastinando.
5. Estipule metas
As metas devem levar em consideração a sua rotina, uma noite adequada de sono e uma alimentação balanceada. Sendo assim, colocar como meta 10 horas de estudo, por exemplo, pode ser inviável na vida de um estudante. Seja o mais realista possível nesse momento!
6. Controle o seu estresse
Conversar com um amigo especial, praticar atividades físicas ou comer algo gostoso poderá te ajudar a diminuir o estresse. Ao fazer coisas prazerosas, você terá mais disposição e empenho para estudar.
7. Deixe seus objetivos à mostra
Escreva os seus objetivos e deixe-os ao alcance dos seus olhos. Essa atitude simples servirá como combustível para as suas pesquisas e leituras. Logo, poderá ajudar a evitar a procrastinação.
8. Durma bem
Para que as suas leituras sejam eficazes, a sua mente deve estar descansada. Sendo assim, caso você esteja com o sono desregulado ou com insônia, será difícil manter a concentração por um longo período de tempo.
9. Faça pausas estratégicas
Antes de sentar para estudar, estipule um tempo para estudar e descansar. Nesse momento, coma alguma coisa não muito pesada ou descanse. Essa prática pode te ajudar a memorizar os conteúdos.
10. Não se cobre tanto
Não se cobre o tempo inteiro. É válido ter em mente que você inevitavelmente cometerá algum deslize, como não cumprir o cronograma estipulado, por exemplo. Todo mundo erra. O importante é não deixar que isso vire rotina e perder o seu objetivo de vista.
Confie em você mesmo!
Curtiu as dicas do Instituto Kailua? Então é hora de colocá-las em prática!
Se quiser ficar por dentro de outras dicas, leia o artigo abaixo que pode te interessar!
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: cronograma, estratégia, estudos, instituto kailua, metas, objetivos, procrastinação, Redes sociais,