Como escolher um segundo idioma?
As vantagens de se aprender um novo idioma vão muito além dos benefícios profissionais, sendo assim muitas pessoas nos procuram falando que querem aprender um segundo idioma ou até mesmo um terceiro, mas têm dúvidas na hora de escolher. Por isso vamos falar um pouco sobre o que você deve pensar na hora de decidir qual idioma aprender.
A supremacia do Inglês
#PraCegoVer: essa imagem possui recurso de texto alternativo
Existiram épocas nas quais as pessoas sonhavam com idiomas universais, como foi o caso do Esperanto. As tecnologias de comunicação ainda estavam surgindo e alguns visionários já sabiam que o mundo estar conectado era apenas questão de tempo. Com o passar do tempo, um idioma se firmou como o “idioma universal”, o Inglês.
Segundo o Conselho Britânico, no ano de 2014 existiam 750 milhões de pessoas que utilizavam o Inglês para se comunicar espalhadas pelo mundo. Não é difícil de se imaginar o porquê, o idioma britânico se espalhou pelo mundo através dos computadores, internet e e televisão, se tornando o idioma da tecnologia. Além disso, empresas multinacionais utilizam o Inglês como uma espécie de língua franca, um ponto em comum dos diferentes idiomas que podem existir dentro de uma instituição. Imagine um engenheiro japonês que precisa se comunicar com um arquiteto da Escandinávia que trabalha na mesma empresa, ambos falam idiomas que são pouco conhecidos fora de seus países, aí que entra o Inglês como um ponto em comum para que eles possam se comunicar.
As vantagens do Inglês no espaço de trabalho e seu uso em áreas tecnológicas pesa muito na hora de alguém escolher qual seria o seu segundo idioma. Apesar de parecer a escolha mais lógica, muitas pessoas já falam Inglês ou procuram algo além das vantagens profissionais, por isso vamos falar alguns outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher um segundo idioma que não necessariamente seja a Língua Inglesa.
Motivação
Sabe quando você lê uma página inteira, às vezes várias páginas e depois percebe que não tem ideia nenhuma do que acabou de ler?
A motivação é um dos fatores mais importantes na hora de qualquer aprendizado, é ela que define seu interesse por algo e evita que cenas como a de cima se repitam. Pessoas motivadas aprendem mais rápido e o processo de aprendizado é muito mais suave, segundo estudos. Quando você faz algo que não gosta, o seu cérebro vai fazer de tudo para evitar pensar sobre ou fazer aquilo.
Um fator que influencia a motivação pode ser o nível de dificuldade. Um idioma pode ter um sistema complexo de escrita, regras ortográficas irregulares, sons esquisitos que não existem no Português. Por isso muitos alunos optam pelo Espanhol, por exemplo, por ter algumas similaridades com o Português, diminuindo o nível de dificuldade. Além disso, o Espanhol é muito importante comercialmente, pois o Brasil é cercado por países que falam essa língua.
Se você não se sente motivado, o processo de aprender um segundo idioma pode ser uma verdadeira perda de tempo. Primeiro você investe seu dinheiro e tempo em aulas para depois desistir antes que qualquer tipo de progresso real tenha sido feito. Por isso a motivação é um dos principais fatores trabalhados no Instituto Kailua.
A escolha cultural
Outros idiomas que não o Inglês tem uma vantagem essencial: são menos utilizados. Isso significa que eles são um diferencial na hora da contratação e vão se tornar ainda mais importantes no futuro, porque o inglês está se tornando quase que uma exigência em vez de um diferencial. Além disso, pode se tornar uma ótima forma de ir morar em países com os quais você sempre sonhou. Saber um idioma um pouco menos utilizado pode ser o grande diferencial para conseguir aquela bolsa de estudo, aquele estágio ou transferência internacional.
Mas, apesar da importância profissional, a cultura também pesa quando nos perguntamos qual língua escolher como segundo idioma. Muitos apaixonados por Filosofia escolhem o Latim para ler obras clássicas ou o Alemão para ler obras mais modernas. Os cinéfilos podem escolher o idioma Francês por exemplo, país de origem da sétima arte e de grande produção de longas e curtas, além de grandes clássicos da literatura. Alguns começam assistindo anime e lendo mangás, quando vão ver já estão falando um pouco de Japonês e sonham em morar no país que tem um dos melhores IDHs do mundo.
#PraCegoVer: essa imagem possui recurso de texto alternativo
Aprender um novo idioma é aprender uma nova forma de pensar, agir e interagir com o mundo. Os tradutores profissionais fazem um ótimo trabalho em tentar passar um pouco do que as obras originais estão tentando dizer, mas só conhecendo o idioma original que podemos sentir de verdade qual é a cultura de outro país. O que seria por exemplo do grande clássico “chega de saudade” se fosse traduzido? “Saudade” é uma expressão única que só existe na Língua Portuguesa, não existe nenhum termo em nenhuma outra língua que define exatamente esse sentimento.
Então, se você já tem um idioma que você utiliza na sua profissão e quer saber qual segundo idioma você deveria escolher, talvez seja uma boa ideia começar a pensar no que você gosta de fazer e qual nacionalidade te fascina.
O que podemos te oferecer quando escolher qual idioma você quer aprender com a gente
A parte comercial, acadêmica e profissional de um idioma, o mundo lá fora já te cobra. No seu espaço de trabalho ou estudo você já deve sentir qual língua seria vantajosa para facilitar seu dia-a-dia. Ao escolher o Instituto Kailua, saiba que o aspecto prático da língua vai ser atendido, pois a proficiência e a desenvoltura dos nossos alunos é nosso maior objetivo.
No entanto, além da questão prática, também temos foco na cultura. Acreditamos que é impossível aprender um segundo idioma sem aprender também um pouco da cultura de cada país. Nossas aulas ensinam a parte prática e também a cultural. Uma nova língua abre um novo mundo para você explorar: novos livros, filmes e pessoas, tudo muito mais compreensível e claro. O novo idioma vai vir junto de novas experiências enriquecedoras que ajudarão você a ter uma nova perspectiva.
O que você tá esperando? Vem aprender com quem é especialista em ensinar um segundo idioma, independente de qual você escolher! Conheça nossos serviços agora mesmo e saiba como podemos te ajudar!
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: Como aprender a falar outro idioma, Como escolher um idioma, Como escolher uma língua estrangeira, Como estudar Espanhol, Como estudar inglês, Como estudar no Kailua, Idiomas, língua estrangeira, Qual idioma estudar, Qual língua estrangeira estudar,