header-logo.png Instituto Kailua
As mil faces do imperativo em espanhol

As mil faces do imperativo em espanhol

Ao pensar no imperativo, prontamente nos lembramos de contextos de ordem e, por vezes, até de grosseria. Entretanto, em espanhol, esse modo verbal é utilizado com muita frequência e não se restringe aos contextos que mencionamos. Vejamos a tirinha a seguir.

Na tirinha anterior, Gaturro conversa com Canturro. Nela há três formas de imperativo: ‘no camines’, ‘camina’ e ‘seamos’. Pelo contexto – verbal e não verbal – podemos dizer que o gato não está dando uma ordem ao cachorro ou sendo grosseiro, mas está dando um conselho, uma sugestão ou recomendação. Um exemplo de que o imperativo não é tão restrito quanto imaginávamos. E em quais outros contextos podemos usar o imperativo em espanhol? Mostraremos alguns a seguir.

Dar ordem
Exemplo: Levántate y vete de aquí.
Mensagens publicitárias
Exemplo: ¿Frío? Tómate una taza de Nescafé.
Dar instrução
Exemplo: Gira a la derecha y después sigue adelante.
Autorizar, dar permissão
Exemplo: – ¿Puedo pasar? Sí, pasa, pasa.
Proibição
Exemplo: No fumes.
Fazer pedido
Exemplo: Ponme un café, por favor.
Convidar
Exemplo: El sábado ven a mi casa a las 19h. Celebraré mi cumple.
Advertência
Exemplo: ¡Ten cuidado!
Dar recomendação, conselho ou sugestão
Exemplo: – Tengo dudas en matemáticas.Contrata a un profesor particular y estudia más.
Suplicar
Exemplo: Por favor, cuéntame qué te dijo María ayer.

Vale ressaltar que para cada contexto de uso mencionado anteriormente há outras estruturas que também podemos utilizar para expressar o mesmo. Por exemplo, ao invés de dizer “El sábado ven a mi casa a las 19h. Celebraré mi cumple.”, podemos dizer “¿Quieres venir a mi casa el sábado a las 19h? Celebraré mi cumple.”. Então, como escolher entre uma e outra estrutura? Dependerá de como quero me expressar em cada situação e o que seria mais conveniente. O imperativo é a forma mais direta de se expressar em qualquer contexto.

No próximo post, explicaremos como os verbos se estruturam no imperativo afirmativo e negativo. Espero que tenham gostado! ☺ 

Nos vemos

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
Tags do artigo: aprender espanhol, aulas de espanhol, curso de espanhol, curso online de espanhol, Espanhol, espanhol online, imperativo, instituto kailua,

Sobre o autor:

Géssica Oliveira

Géssica Oliveira

Géssica Oliveira é mestre em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciada em Letras – Português/Espanhol pela mesma instituição. Tem experiência em ensino e pesquisa. Já realizou trabalhos nas áreas de tradução e de revisão de texto. É apreciadora da linguagem. No Instituto Kailua, atua como professora de espanhol.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments