10 motivos para ler com seu filho
O incentivo à leitura é fundamental na infância. Isso se dá porque o desenvolvimento do costume da leitura, além de auxiliar na compreensão de palavras novas, desperta a criatividade nos pequenos. Nós do Instituto Kailua acreditamos que o hábito da leitura deve ser estimulado desde cedo, visto as melhorias que essa ação poderá trazer tanto no aumento do desempenho nas tarefas escolares, quanto do rendimento escolar.
Quem sabe não é hora de construir uma biblioteca com seu filho?
Observe a seguir dez motivos para ler com o seu filho:
1. Incentiva a imaginação
Ao pegar um livro da estante, é possível envolver seu filho com histórias e transportá-lo para outros cenários, seja com castelos, batalhas e personagens dos mais variados jeitos e formatos. Nesse momento, pergunte ao seu filho que atitude tomaria, o que acha dos personagens, se gosta do contexto do livro, dentre outros.
2. Amplia o vocabulário
Os livros são uma fonte inesgotável de palavras novas. Se for o caso, tenha por perto um dicionário, pois isso facilita a busca por significados. Com isso, o seu filho poderá armazenar diferentes contextos ou associar com outras palavras.
3. Aumenta a concentração
Para que uma leitura seja efetiva, é preciso que o ambiente esteja apropriado para tal, como poucos ruídos e iluminação adequada. Fale com o seu filho sobre a importância de reservar um momento para a leitura e isso poderá refletir em outros contextos, como fazer trabalhos escolares, por exemplo.
4. Desenvolve a inteligência emocional
As histórias selecionadas favorecerão a discussão sobre diferentes contextos com seu filho, além de ajudá-lo a identificar diferentes realidades e despertar o interesse sobre emoções e sentimentos.
5. Trabalha a empatia
Esse momento pode ser oportuno para correlacionar a leitura com o dia, os amiguinhos e tarefas da escola, por exemplo. Com a leitura, você poderá iniciar uma conversa sobre diferentes perspectivas, aumentando ainda mais a confiança e explicando sobre a importância da empatia.
6. Melhora a comunicação
Crianças que crescem rodeadas de livros tendem a desenvolver o raciocínio e a interpretação. Quanto mais livros a criança tiver acesso, mais contato ela terá com novas expressões. Automaticamente, essas palavras serão incorporadas no linguajar.
7. Fortalece o vínculo entre pais e filhos
Ao reservar um momento para ler para os filhos, uma atmosfera de cumplicidade é criada. Além de ser um gesto de acolhimento em relação à criança, sintomas como estresse e cansaço podem desaparecer.
8. Ensina a ouvir
Para manter relações saudáveis, é fundamental que saiba ouvir com atenção para entender o ponto de vista do outro. Nesse sentido, ler para o seu filho ensina-o que é importante prestar atenção no que está sendo dito e manter o foco. Caso seja possível, coloque os aparelhos telefônicos no modo silencioso ou desligue a televisão.
9. Estimula a criatividade
Ao ouvir histórias, a criança pode criar a própria versão, seja no papel ou até mesmo contando para um irmão, primo ou amiguinho da escola. Essa prática poderá ajudar o seu filho a resolver problemas na adolescência ou vida adulta, por exemplo.
10. Reduz problemas comportamentais
Crianças que tenham passado recentemente pelo processo de mudança ou que estejam atravessando momentos desafiadores na escola podem apresentar comportamentos agressivos. Nesse momento, o responsável poderá selecionar uma leitura que tenha relação com o cenário. A criança se verá na obra e poderá se sentir segura para conversar a respeito.
Conseguem perceber como a leitura poderá fazer a diferença na vida do seu filho? Para que esse hábito seja contínuo, tenha algumas obras em casa e que sejam de fácil acesso ao seu filho. Pode ser uma boa ideia ter livros de vários gêneros, como gibi, ficção, dentre outros.
Dê asas à imaginação do seu filho!
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e leia também 6 regras simplificadas do português! Ah, assine nossa newsletter e não perca mais nada!
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: como ler com seu filho, hábito da leitura, instituto kailua, leitura na infância, ler com crianças, ler para uma criança,